A imagem mostra o medidor eletrônico do exame MAPA, na cor branca, com detalhes em azul, e a braçadeira do aparelo, na cor cinza. Ambos estão sobre uma superífice de madeira.

Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas (exame M.A.P.A.)

A hipertensão, conhecida popularmente como “pressão alta”, é uma doença silenciosa e que pode levar a quadros muito graves, como o AVC (acidente vascular cerebral ou derrame) e ao infarto do miocárdio. Por isso, quanto antes for diagnosticada, melhor será a qualidade de vida do paciente. Nesse sentido, um dos principais exames para diagnosticar a hipertensão (e também a hipotensão) é a Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (M.A.P.A.). Conheça mais sobre o procedimento a seguir!

O que é e para que serve o exame M.A.P.A. 24 horas?

Esse método de diagnóstico é conhecido como M.A.P.A., a sigla para “Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial”,

Tem como objetivo aferir a pressão arterial durante 24 horas com medidas realizadas em intervalos entre 20-30 minutos, inclusive durante o sono. Com isso, obtém-se uma média da pressão arterial nesses períodos e configura-se o diagnóstico (ou não) de hipertensão arterial.

Muitas pessoas confundem o M.A.P.A. com o exame Holter, mas eles são diferentes. Enquanto o primeiro visa a aferição da pressão arterial, o segundo é indicado para avaliar e identificar arritmias.

Como é feito

Para realização do M.A.P.A., o paciente vai receber um pequeno aparelho eletrônico que é acoplado a uma braçadeira (chamada de manguito) e que fica preso na parte superior do braço por um velcro. Ele fará várias medições da pressão arterial ao longo do dia, e a braçadeira infla a cada aferição (de forma semelhante ao exame de pressão feito no consultório médico).

Para não atrapalhar as atividades rotineiras do paciente, o aparelho do M.A.P.A. costuma ser acoplado ao braço não dominante. O medidor eletrônico, que faz parte do conjunto, pode ser carregado no bolso ou na cintura – nesse último caso, ele fica preso por fivela em um cinto.  

O que o paciente não pode fazer durante o Exame M.A.P.A.?

Durante a realização do exame, o paciente não poderá tomar banho nem usar roupas apertadas. Essas precauções são tomadas porque a braçadeira não pode ser retirada e se o braço sofrer qualquer pressão, o exame pode ter os resultados alterados.

Além disso, vale ressaltar que o procedimento deve ser feito em um dia rotineiro do paciente, sem acontecimentos especiais que possam afetar a pressão arterial normal. Ou seja, nenhuma mudança na rotina deve ser feita, medicamentos devem continuar sendo tomados normalmente e o M.A.P.A. não pode ser realizado em dias de festa, viagens ou outros eventos do tipo.

Outras situações a se evitar são:

  • Beber substâncias alcoólicas;
  • Fazer uso de cigarros ou cafeína em excesso.

Indicações

O exame do M.A.P.A. pode ser indicado para um check-up rotineiro ou em casos que envolvem:

  • Suspeita de pressão alta ou baixa;
  • Avaliação da efetividade do tratamento para hipertensão;
  • Suspeita de hipertensão do avental branco (condição em que o paciente tem um aumento súbito da pressão no consultório médico e normal fora desse ambiente).

Principais perguntas sobre o exame Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas

Gestantes podem fazer o M.A.P.A.?

O exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas pode ser feito em mulheres grávidas e é capaz de identificar quando a hipertensão é relacionada ou não à gestação.

O que anotar durante o exame?

O paciente recebe um diário para registrar os acontecimentos do dia durante o exame e, nele, deve anotar como ele se sentiu durante as medições. Também é preciso informar acontecimentos como: ingestão de medicamentos; atividades que demandam esforço físico (andar, limpar a casa, dirigir); alterações emocionais (discussões, tristeza); dores ou desconforto; refeições e sono.

Pode usar o celular, trabalhar ou dirigir enquanto faz o M.A.P.A.?

Sim, o paciente pode realizar todas essas atividades normalmente. Apenas é preciso ter atenção para que o braço onde o aparelho está acoplado fique relaxado, assim não ocorrerão alterações nas medições.

O que fazer se o aparelho ficar apertando muito?

O aparelho para aferição da pressão arterial não pode ficar muito apertado no braço, pois isso pode alterar os resultados do exame. Portanto, se ele ficar apertando demais, você pode ajustá-lo de uma forma que fique mais confortável – mas não esqueça de anotar esse ajuste no diário.

Se eu tenho ansiedade o exame pode dar erro?

Um dos gatilhos que podem desencadear a pressão alta é a ansiedade, pois o corpo reage em casos de tensão. Se você sofre com esse transtorno, avise seu médico antes da realização do M.A.P.A. e não esqueça de anotar em seu diário caso tenha crises durante o dia da aferição, assim os dados poderão ser avaliados de forma correta levando à maior precisão do diagnóstico.

Onde fazer o exame em Caxias do Sul?

Se você sente sintomas como dores no peito, dor de cabeça, tontura, zumbidos no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal, que ocorrem de forma repentina, pode ser que você sofra com a hipertensão.

Em contrapartida, episódios de fraqueza, tontura, desmaio, sede excessiva, suor frio e visão embaçada podem indicar hipotensão.

Seja qual for o seu caso, é essencial que você busque a ajuda de um cardiologista, que será capaz de diagnosticar possíveis problemas cardíacos e manter a saúde do seu coração em dia. A realização do exame de Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial de 24 horas é uma das formas de garantir o seu bem-estar e tratar essas doenças. Esse e outros exames cardíacos podem ser realizados aqui na Clínica Biocor, que conta com uma equipe especializada na prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. Agende sua consulta e mantenha seu coração batendo forte e saudável!

A melhor escolha para prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares!

Agendar exame!

A melhor escolha para prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares!

Agendar exame!

Copyright © 2023. Biocor - Clínica de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. Desenvolvido por
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!