Sobre uma mesa de madeira, há um estetoscópio azul junto às frutas maçã, maçã verde, laranja e oito moranguinhos.

Colesterol alto: conheça os riscos e saiba como prevenir

Certamente você já ouviu por aí que o “colesterol alto é um inimigo silencioso”, não é mesmo?

Temido por muitos e enxergado como um vilão, o colesterol em níveis exagerados é, de fato, muito prejudicial para a saúde de qualquer um. Entretanto, antes de apelar para dietas extremistas, precisamos entender mais sobre o assunto, os tipos de colesterol e saber detalhes sobre os cuidados que devemos tomar. Confira!

Qual a função do colesterol e quando o colesterol alto pode ser bom?

Ao contrário do que você pode imaginar, o colesterol tem uma importância significativa para o organismo e, por isso, não deve ser visto apenas como um vilão.

Isso acontece porque o colesterol são lipoproteínas com a função de realizar o transporte de gordura dentro de nosso corpo. A partir disso, existem duas variações de colesterol: um é popularmente conhecido como “colesterol bom” e outro conhecido como “colesterol mau”.

HDL (Lipoproteínas de alta densidade)

O chamado “colesterol bom” é o responsável por levar a gordura que está em nosso sangue e artérias até o fígado, onde ela é eliminada. Dessa forma, o recomendado é sempre manter bons níveis de HDL no seu corpo, ainda mais sabendo que não existem estudos que o associam com problemas de saúde.

LDL (Lipoproteínas de baixa densidade)

Já o LDL, que ficou consagrado como “colesterol ruim”, é o responsável pelo caminho inverso. Ou seja, esse colesterol leva a gordura do fígado ao resto do corpo e evita o acúmulo nesse órgão. Entretanto, deve-se ter cuidado com ele, pois a gordura excessiva em nosso sangue e artérias causa danos à saúde.

Quando o colesterol alto é um problema?

Ao olhar para o exame, podemos nos deparar com um elevado número de colesterol total e nos assustarmos. Entretanto, essa medida sozinha (que idealmente não deve passar de 190 mg/dl) não indica problemas. A atenção deve estar focada nas frações, que são medidas dos diferentes tipos de colesterol. Cada uma tem seus números desejáveis que podem variar de acordo com o paciente.

Níveis ideais de LDL

  • Pacientes com risco baixo: abaixo de 130 mg/dl;
  • Pacientes com risco intermediário: abaixo de 100 mg/dl;
  • Pacientes com risco alto: Abaixo de 70 mg/dl.

Níveis ideais de HDL

  • É ideal que o valor seja acima de 40 mg/dl, e níveis mais altos não representam um problema.

Quais são os sintomas do colesterol alto?

O colesterol alto realmente é um “inimigo silencioso” por conta da demora para apresentar sinais. Entretanto, alguns sintomas requerem atenção.

Por isso, tenha atenção em sinais como inchaço abdominal, sensibilidade na barriga, nódulos de gordura na pele e arco juvenil (uma forma de depósito de gordura ao redor da íris que é chamada assim por ser comum em pessoas idosas, mas incomum na juventude).

Cuide de sua alimentação e evite um mau colesterol alto

Tudo o que nós comemos afeta nossa saúde. E com os níveis de colesterol, não poderia ser diferente. Por isso, a principal dica é evitar alimentos ricos em gorduras saturadas, apostando em uma dieta equilibrada e colorida.

O que aumenta o LDL e não se deve comer em excesso:

  • Carnes gordas;
  • Frios e embutidos, como mortadela, presunto, salsicha, linguiça e outros;
  • Laticínios integrais;
  • Sorvetes de massa, chocolates e outros doces;
  • Biscoitos amanteigados, pães e farináceos de forma geral;
  • Frituras de forma geral.

Alimentos que ajudam a baixar os níveis de LDL e aumentam o HDL:

  • Carnes magras;
  • Laticínios desnatados;
  • As chamadas “comidas de verdade”, com pouca industrialização;
  • Legumes, verduras e oleaginosas de forma geral;
  • Cereais integrais;
  • Frutas;
  • Azeite extravirgem.

Para saber mais, confira nosso artigo sobre alimentos que melhoram a função cardíaca!

E além de uma boa alimentação em conteúdo, uma boa rotina alimentar é fundamental, pois evita o consumo de alimentos por impulso. Para isso, o ideal é consultar-se com um nutricionista e assim otimizar os hábitos alimentares.

Cuidar dos níveis de colesterol no seu corpo é sinônimo de cuidado com a saúde. Por isso, consultar-se com quem possui a expertise necessária para cuidar do seu coração é fundamental.

Situada em Caxias do Sul, a Biocor oferece consultas com especialistas e uma variedade de exames para diagnosticar e prevenir seu coração de diversos problemas, que inclusive podem ter no colesterol alto a sua causa.

Entre em contato e agende sua consulta!

Copyright © 2023. Biocor - Clínica de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. Desenvolvido por
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!