
Hipertensão arterial: conheça e saiba como prevenir-se da comorbidade
O coração é o órgão responsável por bombear nosso sangue a todo corpo. É nesse processo que o sangue faz uma força sobre as paredes de nossas artérias, que é chamada de pressão arterial.
Por sua vez, o excesso de pressão caracteriza o quadro que conhecemos como hipertensão arterial, uma comorbidade que dilata o coração, prejudica as artérias e aumenta o risco para aparição de outros problemas de saúde.
Dessa forma, a compreensão e o conhecimento dos sintomas de hipertensão arterial, bem como suas formas de prevenção e tratamento, tornam-se essenciais para cuidarmos da saúde.
E foi sabendo disso que desenvolvemos este artigo, onde você encontra tudo o que precisa saber sobre a hipertensão arterial. Confira!
Quando significa que estamos com hipertensão arterial?
Quando os valores da pressão arterial estão em 120/80 mmHg, ou seja, o conhecido “12 por 8”, significa que tudo está normal. No caso dos pacientes diabéticos ou com problemas renais, o valor de referência aceito é um pouco diferente: 130/80 mmHg.
Portanto, considera-se hipertensão arterial quando os valores medidos igualam ou ultrapassam 14 por 9 (140 mmHg X 90 mmHg). E nesse caso, é maior a propensão do paciente para problemas de saúde que podem até mesmo representar risco de vida.
14 por 9 é sempre sinônimo de hipertensão arterial?
Não! É importante frisar que esses valores podem ser consequência de circunstâncias que afetam temporariamente a pressão arterial, como a realização de exercícios, o consumo de álcool, a sensação de dor, idade e o estado emocional do paciente.
Por isso, no momento de medir a pressão arterial, é necessário:
- Estar calmo;
- Estar em um ambiente com temperatura agradável;
- Repousar por, no mínimo, 5 minutos;
- Estar de bexiga vazia;
- Não beber café ou álcool nas últimas horas;
- Não praticar exercícios físicos na última hora;
- Não fumar ou alimentar-se meia hora antes.
É fundamental que esse processo seja feito regularmente, pelo menos uma vez ao ano. Em caso de histórico familiar de hipertensão arterial, recomenda-se que seja feito ao menos duas vezes ao ano.
Quais são as causas da hipertensão arterial?
A hipertensão arterial caracteriza-se por ser uma comorbidade com forte componente de hereditariedade, ou seja: caso seus pais tenham o problema, o risco aumenta.
Estima-se que, caso um dos genitores tenha hipertensão arterial, aumenta-se em 25% o risco de o filho adquirir, enquanto caso os dois pais tenham a comorbidade, o risco aumenta em 60%.
Entretanto, como vimos, a pressão arterial varia completamente de acordo com as circunstâncias. Dessa forma, existem fatores que contribuem para o aparecimento da comorbidade:
- Consumo excessivo de sal;
- Ser fumante;
- Bebidas alcoólicas em excesso;
- Obesidade;
- Estresse excessivo;
- Altos índices de colesterol;
- Sedentarismo.
Quais os principais sintomas da hipertensão arterial?
Assim como o colesterol alto, a hipertensão arterial destaca-se por ser um problema de saúde silencioso, que apresenta sintomas apenas em estágios avançados da doença. Portanto, tenha atenção em dobro caso note o surgimento dos seguintes sintomas:
- Dores no peito;
- Tonturas frequentes;
- Zumbido frequente no ouvido;
- Dores de cabeça a todo momento;
- Fraqueza;
- Visão embaçada;
- Sangramento nasal.
Como fazer parar prevenir ou controlar a hipertensão arterial?
Fique de olho na alimentação
Popularmente, acredita-se que apenas controlando o consumo de sal é possível evitar a hipertensão arterial, entretanto, o sal é apenas um dos fatores de risco. Para controlar a pressão arterial, é necessário ficar alerta ao sódio de forma geral, evitando ultraprocessados que concentram altos índices desse mineral.
Além disso, fumar e consumir bebidas alcoólicas excessivamente são fatores que contribuem para a comorbidade, portanto, evite!
Nesse texto, você aprende sobre a alimentação ideal para cuidar melhor do seu coração!
Mente sã, corpo são!
O estresse e o sedentarismo estão entre os principais fatores de risco para o surgimento dessa comorbidade. No entanto, ambos possuem um poderoso remédio em comum: a atividade física.
Além de obviamente combater o sedentarismo, a prática de exercícios físicos é imprescindível para a saúde mental e, consequentemente, para o combate do estresse!
Controlar a pressão arterial é um ato de autocuidado fundamental para sua saúde. Por isso, o melhor é consultar-se com profissionais que entendem do assunto e contam com a expertise necessária para cuidar do seu coração da melhor maneira.
Consulte-se com os especialistas da Clínica Biocor de Caxias do Sul e faça a prevenção de possíveis problemas cardíacos.
Entre em contato e agende sua consulta!