Na foto, uma mulher leva as mãos ao coração, vestindo jaqueta jeans e sentada à mesa, que sobre ela, tem um notebook, um copo d’água, canetas e papéis. Ao fundo, é possível notar a presença de vários nichos, com organizadores de arquivos, plantas e algumas decorações.

Mulheres e doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares não afetam homens e mulheres da mesma maneira. A falta de consciência sobre as particularidades desses problemas cardiovasculares em mulheres é preocupante, e vem gerando iniciativas para prevenção e conhecimento.

As doenças cardiovasculares afetam as mulheres desde a puberdade até a menopausa, devido a características anatômicas, biológicas e hormonais específicas, além de uma série de fatores de risco que aumentam sua vulnerabilidade para problemas cardíacos.

Comportamentos como estresse e a sobrecarga de trabalho, muitas vezes influenciados por uma tripla jornada, também contribuem significativamente para esse cenário.

Principais doenças cardiovasculares em mulheres

Hipertensão Arterial

A hipertensão afeta a mulher em todos os estágios da vida, inclusive durante a gestação, aumentando o risco de pré-eclâmpsia e mortalidade materna.

É crucial que mulheres que planejam engravidar ou já estão grávidas monitorem sua pressão arterial para preservar a saúde cardiovascular.

Além disso, a hipertensão é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardíacas isquêmicas.

Cardiopatia Isquêmica

Neste caso, as artérias coronárias, responsáveis por transportar sangue para o coração, são obstruídas, levando a mulher a ter mais chances de desenvolver sintomas como como angina, infarto, arritmia, AVCs e, em casos extremos, insuficiência cardíaca.

Insuficiência Cardíaca

Quando o coração enfraquece e se dilata, “inchando”, surgem sintomas como fadiga, falta de ar, inchaço nas pernas e dificuldade para dormir deitada.

Fibrilação Atrial

Esta arritmia, geralmente descrita como palpitações ou ritmo cardíaco acelerado, causa batimentos irregulares e rápidos. Assim, o funcionamento do músculo cardíaco é prejudicado e o resultado pode ser dores no peito.

A fibrilação atrial aumenta, também, o risco da formação de coágulos, o que contribui para essa ser uma das principais causas de AVC em mulheres.

Acidente Vascular Cerebral (AVC)

Tanto o AVC isquêmico (onde há obstrução das artérias, privando neurônios de glicose e oxigênio), e o AVC hemorrágico (quando um vaso sanguíneo se rompe, causando sangramento no cérebro).

Dentre as principais causas para o AVC estão a hipertensão, os aneurismas e, como dito anteriormente, a fibrilação atrial em mulheres.

Por que as mulheres estão tendo mais problemas cardiovasculares?

Por muito tempo, foi consenso que homens eram mais afetados por problemas cardiovasculares do que mulheres, mas atualmente essa percepção mudou.

Hoje, percebemos que em quantidade, as coisas estão muito mais equilibradas e, quando falamos sobre gravidade, percebemos que as consequências desses problemas são mais sérias para as mulheres. Mas por que isso acontece?

Ao longo das últimas décadas, as mulheres passaram por transformações significativas em seu estilo de vida, resultando em mais estresse. Um fator que contribuiu para o cenário foi a maior inserção no mercado de trabalho, que muitas vezes ocasionou uma jornada tripla.

Doenças cardiovasculares em mulheres: como prevenir?

A adoção de um estilo de vida mais saudável, longe do tabagismo, com baixo consumo de álcool e ativo fisicamente são essenciais para a saúde do seu coração, assim como o devido acompanhamento médico.

Para além de realizar consultas e exames regularmente, é preciso que isso tudo seja feito da melhor maneira. Por isso, ao procurar por consultas ou exames para prevenir ou tratar doenças cardiovasculares, opte por lugares de confiança, com a expertise e estrutura necessárias para melhor lhe atender.

A Clínica Biocor, situada em Caxias do Sul, oferece consultas com especialistas e uma variedade de exames para auxiliar no diagnóstico e prevenção de problemas cardiovasculares. Clique aqui e agende agora mesmo a sua consulta!

Copyright © 2023. Biocor - Clínica de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. Desenvolvido por
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!