Na imagem há um médico usando um jaleco branco, com um uniforme azul por baixo e luvas azuis. E em seu pescoço, há um estetoscópio. Ele está em uma mesa segurando um copo de suco de laranja, com outros alimentos ao seu redor, como frutas, legumes e verduras e carnes.

Alimentos saudáveis para o coração

A alimentação inadequada é um dos principais fatores de risco de morte precoce por doenças crônicas ao redor do mundo, ao lado do sedentarismo, tabagismo e alcoolismo. Grande parte dessas mortes tem as doenças cardiovasculares como causa principal.

Como o coração é responsável pelo bombeamento do sangue para diferentes partes do corpo, além de ser um importante órgão muscular, cuidar do seu bom funcionamento é imprescindível. Para te ajudar nesta jornada de melhoria alimentar, ao continuar a leitura, você encontra algumas dicas de alimentos saudáveis para o coração e informações a respeito de dietas e benefícios. Lembrando sempre que o ideal é realizar uma avaliação com um nutricionista ou nutrólogo, que vai saber avaliar e desenvolver um plano de melhoria nos seus hábitos alimentares.

Alimentação saudável previne doenças

Um dieta saudável e balanceada tem a capacidade de prevenir que doenças se desenvolvam. Estudos já comprovaram que uma rotina alimentar rica em frutas, vegetais, grãos integrais, fibras, laticínios, frutos do mar, legumes e nozes, é capaz de influenciar na redução de doenças crônicas não transmissíveis, cardiovasculares, diferentes tipos de câncer, diabetes, obesidade e a doença pulmonar obstrutiva crônica.

Dietas saudáveis

Existem algumas dietas que são consideradas aliadas à prevenção de doenças cardiovasculares e que podem, além de nutrir o seu organismo com vitaminas essenciais, ajudar a manter a saúde do seu coração.

Dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea tem como base os alimentos tradicionais de países fronteiriços ao Mar Mediterrâneo. Pesquisas indicam que as pessoas dessas regiões tendem a ser mais saudáveis e as estatísticas mostram uma redução de doenças crônicas.

Essa dieta prioriza grãos integrais, vegetais, legumes, ervas, nozes, frutas, especiarias e azeite. Peixes ricos em ácidos graxos e ômega 3 são a fonte de proteína animal. Enquanto os ovos e laticínios são alimentos consumidos de forma moderada nessa dieta.

Dieta vegana

A dieta vegana tem tomado cada vez mais espaço na rotina alimentar de pessoas que buscam uma opção de alimentação saudável sem a presença de alimentos de origem animal.

Esse tipo de dieta é rico em nutrientes, antioxidantes, vitaminas e minerais devido ao maior consumo de leguminosas, vegetais, cereais integrais, oleaginosas dentre outros. Estudos mostram uma melhora no quadro de diabetes, dislipidemias e doenças cardíacas, contribuindo para a saúde dos adeptos do veganismo.

Dieta normal, geral ou livre

É a dieta mais comum, que inclui alimentos de origens variadas, sem restrições alimentares ou nutricionais. A dieta normal é aquela que inclui vitaminas, minerais, nutrientes e proteínas de forma consciente, a fim de manter a saúde de quem a consome e prevenir doenças de modo geral. Mesmo sem uma característica específica, a dieta normal, desde que bem equilibrada também vai geral uma melhoria da sua qualidade de vida e saúde.

Alimentos que fazem bem ao coração

Para manter a saúde cardiovascular, devem ser ingeridos alimentos que ajudam a cuidar do coração e reduzem os riscos de complicações, fornecendo os nutrientes necessários ao bom funcionamento do corpo. Abaixo, confira alguns alimentos que fazem bem ao coração:

Abacate: rica em vitaminas do complexo B, potássio e fonte de ômega 3, o abacate ajuda na redução do colesterol e diminui os riscos de doenças cardiovasculares.

Aveia: reduz o nível de colesterol ruim no sangue e é fonte de ômega 3, fibras e potássio, auxiliando, também, no funcionamento intestinal.

Linhaça: rica em ômega 3, fibras e vitamina E, que agem na transformação do colesterol bom, reduzindo os níveis do colesterol ruim no organismo. O consumo do óleo de linhaça tem efeito similar.

Castanhas: assim como as nozes, amêndoas, macadâmia e pistache, as castanhas fazem parte do grupo de oleaginosas, possuindo em sua composição as gorduras boas, que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares inflamatórias e favorecer o aumento dos níveis de HDL, que atua no controle dos triglicerídeos.

Azeite extra virgem de oliva: possui função antioxidante e combate os radicais livres, prevenindo a coagulação do sangue e o entupimento das artérias.

Peixes de água doce: peixes de água fria como arenque, salmão, atum, linguado e a popular sardinha, possuem alto teor de ômega 3, que colabora para o controle da pressão arterial, colesterol, triglicerídeos, além de ser um anti-inflamatório natural.

Vinho ou suco de uva integral: as duas bebidas possuem resveratrol, um tipo de oxidante que evita a junção das plaquetas às placas de gordura, evitando a formação de coágulos como arteriosclerose e trombose. L3embre-se que vinho é uma bebida alcoólica e que não existes índices seguros para o consumo de álcool, se beber não dirija.

Atividade física regular e hábitos saudáveis melhoram a saúde do coração

Por mais regrada e rica que seja uma dieta, ela não é a única capaz de ajudar a prevenir doenças e manter o bom funcionamento do coração. Para isso, existem alguns alertas da Sociedade Brasileira de Cardiologia, como:

Atividades físicas regularmente: de uma simples caminhada, uma aula de dança, um treino na academia, ou em casa, são atitudes que ajudam no condicionamento físico e funcionamento cardíaco.

Hábitos não saudáveis: hábitos como fumar, beber em excesso prejudicam a saúde cardíaca de maneira significativa e devem ser evitados. A nicotina, por exemplo, torna as veias e artérias mais esteiras, estimulando a formação de placas de gorduras.

Atenção ao sobrepeso: o peso e a gordura corporal devem ser monitorados para manter a saúde do coração. Quando em excesso, pode gerar riscos à saúde cardiovascular e influenciar a presença de doenças cardíacas severas.

Cardiologista em Caxias do Sul

O acompanhamento da saúde do coração deve ser realizado de forma periódica e quanto antes for detectada qualquer alteração que possa prejudicar seu funcionamento, maior a possibilidade de ter sucesso no tratamento. A Clínica Biocor, em Caxias do Sul, possui experiência e reconhecimento no atendimento da saúde cardíaca, mantendo a atenção e o cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida de cada um de seus pacientes. Para saber mais, entre em contato.