A imagem mostra uma médica segurando um coração vermelho de brinquedo enquanto usa um estetoscópio para examiná-lo. Ela está usando banco.

Check-up cardiovascular: por que e quando iniciar?

É muito comum ouvirmos que as pessoas só procuram o médico quando sentem algo diferente em seu corpo, o que muitas vezes prejudica um diagnóstico precoce ou a abordagem de um tratamento mais eficiente.

Nesse artigo abordaremos três pontos importantes para a sua saúde cardiovascular:

  • o motivo de manter essa rotina;
  • quais os sintomas que você deve estar atento(a).

Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Motivos para manter o monitoramento da saúde cardiovascular

Doenças cardiovasculares costumam ser silenciosas. Geralmente, seus sintomas só se tornam aparentes quando já estão em estágios avançados, colocando em risco a saúde do paciente.

Mesmo que não haja a presença de fatores que podem levar às doenças cardiovasculares, é preciso que seja feita a consulta periodicamente, evitando complicações no futuro.

Por isso, listamos alguns motivos para você manter o seu check-up cardiovascular em dia. Confira!

Acompanhamento de doenças preexistentes

Pacientes que já foram diagnosticados com doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e colesterol alto, por exemplo, devem consultar o cardiologista regularmente. Cada quadro é avaliado particularmente, definindo o intervalo entre as consultas.

Nesses casos, também é possível que o cardiologista solicite exames preventivos do coração, como:

  • eletrocardiograma;
  • perfil lipídico;.
  • níveis de glicemia.
  • valor de ácido úrico;
  • medição de dosagem de microalbuminúria na urina.

Histórico familiar de doenças cardíacas

Geralmente, quem possui histórico de problemas cardiovasculares na família deve procurar um cardiologista para realizar exames de prevenção.

Caso você tenha avós, tios, pais ou irmãos que sofreram com doenças como AVC, infarto ou morte súbita, hipertensão e diabetes, fique atento e mantenha sua saúde cardiovascular em dia com a realização de exames preventivos e de rotina.

Fatores psicossociais

Estresse, ansiedade e depressão são fatores que influenciam no agravamento de doenças. O risco de infarto, por exemplo, aumenta em 60% nas pessoas que sofrem com ansiedade e/ou depressão.

O estresse é outro fator que frequentemente está relacionado ao número de casos de infarto. Principalmente, hoje em dia, onde lidamos diariamente com alta exposição ao estresse cotidiano.

Idade avançada

Mesmo que não haja histórico familiar ou fatores de risco, a partir dos 55 anos é necessário que seja feita, pelo menos, uma avaliação anual, pois o coração sofre alterações conforme envelhecemos, necessitando de um cuidado maior.

Sintomas que pedem atenção à saúde cardiovascular

Com as doenças cardíacas performando no topo na lista de principais causas de morte no Brasil, é preciso estar atento aos sintomas, que podem garantir um diagnóstico precoce e possibilitar no tratamento efetivo e adequado.

Confira alguns sintomas que podem indicar que sua saúde cardiovascular precisa de atenção:

Hipertensão arterial (pressão alta)

A elevação da pressão arterial provoca o aumento do risco de ataques cardíacos e AVCs, além de comprometer o funcionamento das artérias.

Você pode saber mais a respeito da pressão arterial em nosso artigo:

Pressão alta x pressão baixa: entenda as diferenças

Tosse persistente

Quando o coração está com dificuldades para bombear corretamente o sangue para o restante do corpo, os líquidos voltam para outras partes, como pulmões, fígado, trato gastrointestinal, braços e pernas.

Isso faz com que a tosse persistente marque presença, pois na maioria das vezes, os líquidos retornam aos pulmões e provocam irritações.

Dificuldade na respiração durante o sono

A apneia obstrutiva do sono é uma condição que faz com que indivíduo pare de respirar por alguns instantes enquanto dorme, interrompendo o fluxo de oxigênio no sangue, que é interpretado como um sinal de perigo.

Esse sinal faz com que exista uma contração nos vasos sanguíneos para aumentar o fluxo de sangue rico em oxigênio para áreas como cérebro e coração, possibilitando o surgimento de problemas cardíacos no futuro.

Falta de ar, tonturas e desmaios

A falta de ar quando se realizam esforços como subir escadas, correr curtas distâncias e praticar exercícios físicos que exigem pouca energia podem indicar a presença de problemas cardíacos.

O mesmo ocorre quando há tonturas e desmaios devido à queda de pressão arterial, que podem originar um ataque cardíaco. Por isso, é necessário redobrar a atenção.

Dor no peito e palpitações

Outros sinais importantes são a dor no peito e as palpitações, que podem indicar a presença de um problema cardíaco grave.

Além disso, as dores no peito podem se alastrar para diferentes áreas do corpo, como braços, ombros, cotovelos, pescoço, mandíbula e abdômen.

A arritmia cardíaca está diretamente relacionada à irregularidade dos batimentos cardíacos. Por isso, é preciso monitorar os batimentos, sejam eles fracos, fortes ou irregulares.

Inchaço

O inchaço nas pernas, pés e cotovelos pode ser um sinal de insuficiência cardíaca, pois ela pode causar retenção de líquidos.

Quando o coração não consegue realizar o bombeamento de sangue de forma adequada, ele tende a acumular e causa inchaços no corpo de forma geral, ficando mais evidente nos membros inferiores, devido à gravidade.

Exames cardiovasculares em Caxias do Sul

Para reduzir as chances de desenvolver quaisquer doenças cardíacas, é preciso estar atento à prevenção e aos hábitos de vida saudável, como a prática de atividades físicas e alimentação balanceada.

Além disso, você pode contar com a Clínica Biocor, situada em Caxias do Sul, que possui um corpo clínico especializado e realizará seus exames preventivos de forma segura e efetiva, garantindo a qualidade de vida que você merece.

Entre em contato e agende seu check-up cardiovascular.

Copyright © 2023. Biocor - Clínica de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. Desenvolvido por
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!