A imagem mostra uma pessoa sentada em um dispositivo mecânico azul e preto, que parece ser um simulador ou equipamento de exercício. A pessoa está usando roupas pretas e tênis rosa brilhante, com uma mão em cada uma das duas alças e as pernas posicionadas em apoios para os pés.

Diferenças entre ecocardiograma transtorácico e ecocardiograma sob estresse físico

A saúde do coração não é um assunto importante apenas para quem passa dos 60 anos, mesmo que as doenças cardiovasculares sejam a principal causa de falecimento de pessoas acima dos 65 anos. Nesse contexto, o ecocardiograma ajuda a prevenir e detectar doenças e sintomas que podem prejudicar a saúde vascular, se tornando uma importante ferramenta para monitoramento do coração em várias fases da vida.

Aqui na Biocor, realizamos algumas modalidades do exame, mas, no artigo de hoje, trouxemos as diferenças entre o ecocardiograma transtorácico e o ecocardiograma sob estresse físico com ciclo-maca. Prossiga com a leitura e confira.

Ecocardiograma

O ecocardiograma transtorácico, conhecido como ultrassom do coração, é o exame utilizado para verificar a anatomia e a função do coração. Ele é um dos principais exames para o monitoramento da saúde cardíaca, auxiliando na detecção e prevenção de doenças cardiovasculares.

Ele é realizado com o auxílio de um transdutor, aparelho de ultrassom que ficará posicionado no peito do paciente captando ondas sonoras e transformando-as em imagens, exibidas em um monitor. Em alguns momentos, são realizadas pressões para facilitar a visualização dos órgãos e as funcionalidades que devem ser testadas, sem causar dor ou desconforto ao paciente.

O exame dura em torno de 20 minutos e, logo depois, o paciente pode seguir sua rotina normalmente.

Ecocardiograma sob estresse físico com ciclo-maca

Nesse formato do exame, todo o processo é realizado utilizando a ciclo-maca, garantindo o registro de imagens e dados específicos do coração em diferentes intensidades de esforço.

Assim, o ecocardiograma sob estresse físico com ciclo-maca possibilita a obtenção de diagnósticos mais precisos e de alta qualidade, além de permitir um conforto maior ao paciente, que precisará atingir seus limites físicos.

As principais diferenças entre os dois exames

A primeira diferença entre os dois exames está na utilização da ciclo-maca, usada apenas na obtenção ecocardiograma sob estresse físico.

Outra diferença que vale o destaque é a preparação para o exame. Enquanto a realização do ecocardiograma transtorácico não exige preparos para sua realização, no ecocardiograma sob estresse físico é necessária uma maior organização quanto ao pré-exame. Vamos conferir abaixo:

Preparação do ecocardiograma sob estresse físico

• Uma refeição leve 2 horas antes de realizar o exame;
  • Evitar tomar café, chá preto, chimarrão e fumar a partir das 2 horas antecedentes ao exame;
  • Não praticar exercícios físicos no dia do exame;
  • Usar roupas leves e confortáveis.

É muito importante que o paciente não esteja de jejum no dia do exame, pois isso pode afetar seu desempenho e os resultados coletados. Além disso, é importante levar uma toalha para enxugar-se após a finalização do exame.

As indicações para cada exame são diferentes?

Outro fator que muda entre os exames é a sua indicação, não exigindo que o ecocardiograma sob estresse físico seja realizado em todos os casos. Abaixo, você confere algumas dessas indicações.

Indicações para o ecocardiograma transtorácico

• Investigação de causas de insuficiência cardíaca;
  • Identificação de sintomas como dor no peito, falta de ar e cansaço;
  • Pacientes que realizam quimioterapia com drogas tóxicas para o coração;
  • Detecção das causas de acidente vascular cerebral (AVC) ;
  • Diagnóstico de doenças cardíacas em adultos e crianças;
  • Acompanhamento de resultados pós-operatórios de cirurgias cardíacas.

Indicações para o ecocardiograma sob estresse físico

A principal indicação para a realização deste exame é em casos de suspeita de doença arterial coronária, ou seja, obstrução das artérias do paciente. Além disso, o exame também é indicado para:

• Avaliação de valvopatias;
  • Cardiomiopatia hipertrófica;
  • Avaliação pré-operatória;
  • Dentre outros.

Ecocardiograma transtorácico em Caxias do Sul

A saúde do seu coração merece cuidado! Localizada em Caxias do Sul, a Clínica Biocor realiza exames cardiovasculares de diferentes modalidades para ajudar na prevenção e acompanhamento de doenças cardiovascular que podem afetar sua saúde e qualidade de vida. A Biocor é a melhor opção para cuidar do seu coração. Entre em contato e agende sua consulta.