A imagem mostra uma mão segurando uma sonda de ultrassom, indicando um procedimento médico de diagnóstico por imagem. Não há detalhes adicionais visíveis. É uma representação típica de um exame de ultrassom em andamento.

Ecocardiograma Transtorácico

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre idosos acima dos 65 anos. Por isso, ficar atento à saúde do seu coração e realizar exames regulares é fundamental, não apenas para o diagnóstico precoce, mas também para a prevenção de doenças e monitoramento da saúde ao longo da vida.

E graças aos avanços da tecnologia, hoje existem diversos recursos que podem ser utilizados para o estudo da função cardíaca, de suas valvas e de sinais sutis de deterioramento de suas fibras, através da técnica de Strain.

O que é o Ecocardiograma Transtorácico?

Conhecido popularmente como “ultrassom do coração”, o ecocardiograma transtorácico é um exame utilizado para verificar a anatomia e função do coração. É considerado um dos principais exames para o monitoramento da saúde cardíaca na atualidade, e auxilia tanto na detecção quanto na prevenção de diversas doenças cardiovasculares.

Como é realizado

Não invasivo, o ecocardiograma transtorácico é considerado um exame simples: não exige preparos e nem gera efeitos colaterais.

Em um primeiro momento, é necessário que o paciente retire toda a roupa e joias da cintura para cima, e se deite de lado em uma maca. Na sequência, o aparelho de ultrassom (transdutor) é posicionado no peito do paciente e movimentado por toda a área do tórax com o auxílio de um gel.

Esse transdutor capta ondas sonoras e transforma-as em imagens, que são exibidas em um monitor para que o médico possa visualizar. Em alguns momentos, o profissional pode fazer leve pressão com o transdutor para melhorar a visualização dos órgãos do paciente, mas sem gerar desconforto. Em geral, o exame dura em torno de 20 minutos. Logo depois o paciente está liberado, e pode seguir com sua rotina normalmente.

Indicações principais:

• Identificação das causas e avaliação do tratamento de insuficiência cardíaca;
  • Investigação de sintomas como dor no peito, falta de ar ou cansaço;
  • Pacientes que realizam quimioterapia com drogas tóxicas para o coração;
  • Detecção de doenças cardíacas diversas em adultos e crianças;
  • Diagnóstico das causas de acidente vascular cerebral (AVC);
  • Acompanhamento de resultados pós-operatórios de cirurgias cardíacas.

Quais doenças podem ser identificadas com o Ecocardiograma Transtorácico?

O exame permite detectar e caracterizar eventuais alterações cardiovasculares, e ajuda a indicar a melhor opção de tratamento. Em geral, ele pode identificar doenças como:

• Insuficiência cardíaca;
  • Crescimento de cavidades atriais e ventriculares;
  • Malformação cardíaca;
  • Doenças das válvulas cardíacas (sopro);
  • Doenças de nascimento (congênitas);
  • Doenças da aorta torácica – aneurismas;
  • Tumores cardíacos;
  • Presença de coágulos dentro do coração, que podem migrar para o corpo – investigação pós-episódio de acidente vascular cerebral (AVC).

Cabe ressaltar ainda que, em qualquer uma dessas enfermidades, a realização de um diagnóstico preventivo pode ser decisiva para tratar as doenças em suas fases iniciais e ajudar na manutenção da sua qualidade de vida.

Exames cardíacos em Caxias do Sul

Em todas as fases da vida, a saúde do coração merece cuidado! Em Caxias do Sul, conte com a Biocor para realizar seus exames cardiovasculares, como o eletrocardiograma transtorácico, e manter sua qualidade vida. A Clínica dispõe de uma ampla gama de exames para prevenção e acompanhamento de diversas doenças cardiovasculares. Com ambiente acolhedor, equipe altamente capacitada e cardiologistas renomados, com ampla atuação e tempo de experiência, a Biocor é a melhor opção para cuidar do seu coração. Entre em contato e agende sua consulta!