Na imagem vemos uma mão que segura a sonda de um aparelho de ultrassonografia, com a ponteira em um azul opaco. A sonda está posicionada sobre o abdômen de uma pessoa deitada, vestindo calças cinzas e a camisa levemente erguida na altura do peito. Ao fundo, em desfoque, vemos aparelhos e monitores para acompanhamento do exame.

Ecografia de Aorta e Artérias Renais

A ecografia da aorta e artérias renais é um exame indispensável para conferir o fluxo sanguíneo da região que compreende desde a aorta abdominal até os rins. Com ele, podemos identificar qual a condição da circulação e realizar diagnósticos precisos em casos de, por exemplo, hipertensão arterial secudária, aneurismas e aterosclerose.

Como o exame é feito?

A ecografia de aorta e artérias renais é realizada com o paciente deitado e com o uso de um aparelho de ultrassom.

Durante o procedimento, uma pequena sonda é posicionada na região do abdômen de maneira a gerar, através de ecos, imagens da aorta e artérias em um monitor. Com isso, o médico pode acompanhar e analisar os padrões formados de acordo com o fluxo sanguíneo do paciente.

Em média, esse exame dura 20 minutos, e não oferece riscos ao paciente.

Quando o exame é indicado?

De maneira geral, a ecografia de aorta e artérias renais é um exame indicado para investigar a possibilidade de casos como a hipertensão arterial secundária, que pode acometer pacientes mais jovens. Já para os pacientes com mais idade, o exame permite observar a existência de doença aterosclerótica nos vasos sanguíneos.

Que doenças a ecografia ajuda a identificar?

Dentre diversos quadros, o exame permite identificar alguns como:

• Aneurismas;

• Dilatações e presença de placas de gordura;
  • Complementação na investigação de hipertensão arterial secundária (em pacientes mais jovens).

Cuidados antes da ecografia de aorta e artérias renais

Como acontece em muitos exames, é solicitado que o paciente atente a alguns detalhes para garantir a máxima eficácia da ecografia. Nesse caso em específico, orienta-se que o paciente realize um jejum de alimentos e líquido (6 horas antes); não ingira massas, frituras, gorduras e bebidas com gás no dia anterior; e converse com o cardiologista sobre seu histórico médico. Caso tenha exames anteriores, lembre-se de trazê-los.

Ecografia em Caxias do Sul

Na Biocor, você encontra médicos com ampla experiência, que atuam visando a sua qualidade de vida. Contamos com um grande leque de exames, uma equipe preparada para realizar seu atendimento com todo o cuidado e a atenção que você espera, e o que há de mais atual no campo tecnológico, para garantir a eficácia dos resultados e um diagnóstico preciso.

Entre contato com a nossa equipe e agende seu horário!