
Ecografia Vascular
A ecografia vascular é um procedimento rápido e não invasivo, no qual o médico utiliza um aparelho de ultrassom para conferir o funcionamento do sistema circulatório do paciente, procurando detectar anomalias como insuficiências e obstruções nas veias e artérias. Saiba mais!
O que é a ecografia vascular e como funciona o exame
O procedimento é completamente não invasivo, sem a necessidade de o médico realizar incisões ou depender de agulhas. Com o auxílio de uma sonda pressionada contra a região especificada do corpo, ocorre a liberação de ondas sonoras.
Essas ondas viajam através da pele e tecido até chegarem aos vasos sanguíneos. Neles, as ondas ecoam através das células, se propagando pelo sistema e, ao mesmo tempo, enviando imagens e vídeos a uma tela, para o acompanhamento em tempo real dos médicos.
Quando a ecografia vascular é necessária
A realização do exame vascular é indicada para uma série de situações. Entre as mais habituais, destacamos:
• Analisar marcas e sintomas que, possivelmente, indicam uma redução do fluxo sanguíneo nas artérias e veias em regiões altamente vasculares (como pescoço, braços e pernas);
• Consultar o impacto de procedimentos anteriores no seu fluxo sanguíneo.
Além dessas questões, o exame ajuda a identificar se a taxa do fluxo no sistema vascular está reduzida ou comprometida em função de problemas e doenças como, por exemplo, aterosclerose, aneurisma, varizes e condições inflamatórias diversas.
Quais os sintomas que indicam a necessidade do exame vascular?
Entre os sinais que requerem uma maior atenção durante a ecografia vascular, bem como a procura por médicos capacitados na área da cardiologia, é importante destacar os seguintes:
• Dormência e fraqueza nas pernas;
• Lesões nos dedos, pés e pernas que demoram ou não cicatrizam;
• Alterações de temperatura;
• Veias azuladas e/ou arroxeadas;
• Formigamentos;
• Câimbras;
• Pulso fraco na região inferior do corpo.
Alguns outros sintomas também podem sinalizar a necessidade da procura de um médico e da realização do exame.
Quais os riscos da ecografia vascular
Por se tratar de um procedimento não invasivo e sem uso de radiação, a ecografia vascular não apresenta riscos aos pacientes. O uso da sonda também não traz desconforto durante o exame. Ainda assim, é importante discutir e reportar todos os seus problemas prévios de saúde ao médico, antes da realização do exame.
O que fazer após a ecografia vascular
Normalmente, não existem cuidados especiais que devem ser realizados após o exame. Por ser um procedimento tranquilo, a ecografia vascular não exige privações quanto à alimentação ou restrições físicas após sua realização, salvo, é claro, observações feitas pelo médico de acordo com os resultados. Aqui na Biocor, contamos com uma equipe capacitada e as características fundamentais para o seu tratamento: acolhimento e segurança em cada etapa, e tecnologias de ponta para entregar resultados precisos e cuidar do seu coração. Agende sua consulta!