A imagem mostra, em primeiro plano, uma pessoa com luvas médicas azuis com um gráfico cardíaco, com linhas pretas e fundo quadriculado com linhas vermelhas. Em segundo plano, vemos um homem deitado, sem camisa, e com eletrodos colocados sobre o peito.

Eletrocardiograma de Repouso

O ECG (ou eletrocardiograma de repouso) é um dos diversos procedimentos que nos ajudam a cuidar do seu coração. Não invasivo, o ECG faz o monitoramento da atividade elétrica do coração quando o paciente se encontra em estado de repouso. Sua atuação permite acompanhar questões como número de batimentos e consistência rítmica, sendo uma ferramenta que fornece informações indispensáveis ao cardiologista.

O que é o ECG de Repouso?

Considerado um dos exames primordiais para avaliar a saúde cardiovascular, o eletrocardiograma de repouso possibilita, através de uma atuação prática, segura e indolor, detectar e acompanhar eventuais anormalidades cardíacas.

Indicações do ECG em repouso

Dentre as situações em que o eletrocardiograma pode ser requisitado pelo cardiologista, destacamos:

• Exames de cunho profissional, como admissionais e periódicos, bem como aos profissionais do meio esportivo;
  • Prévio à realização de cirurgias, independentemente da área operada;
  • Dores no peito, falta de ar, desmaios, tanto de maneira preventiva quanto emergencial;
  • Detalhamento de informações relacionadas às atividades cardíacas, associando-o a outros eletrocardiogramas (como doppler e transtorácico) e com exames de esforço físico.

Além disso, o ECG de repouso pode ser utilizado para conferir a saúde cardiovascular quando o paciente apresenta condições como hipertensão arterial, alta taxa de colesterol ou diabetes, ou possui histórico de doença cardíaca na família.

Cuidados antes do exame

Ao contrário do que normalmente ocorre em exames de sangue, o ECG de repouso não requer, por exemplo, que seja feito jejum antes de sua realização.

As principais questões para se atentar valem aos fumantes, que devem evitar fumar por, no mínimo, 30 minutos antes do procedimento. Também, aos pacientes que chegam ao local caminhando ou subindo extensos lances de escada, é recomendado que descansem alguns minutos para que o ritmo cardíaco retorne ao padrão.

Por fim, o eletrocardiograma não apresenta nenhuma contraindicação, sendo necessário apenas que o paciente se mantenha em repouso/imóvel.

Quais doenças podem ser identificadas com o ECG?

Com os resultados do exame em mãos, o cardiologista consegue identificar uma série de condições, como:

• Arritmias e variações de ritmo cardíaco;
  • Reação a medicamentos;
  • Isquemia;
  • Aumento das cavidades cardíacas;
  • Distúrbios de condução.

Em qualquer uma dessas enfermidades, vale lembrar que a realização de um diagnóstico preventivo pode ser decisivo para tratar as doenças em suas fases iniciais e ajudar na manutenção da qualidade de vida do paciente.

Cardiologistas em Caxias do Sul

A saúde do coração merece toda a atenção! Em Caxias do Sul, conte com a Biocor para realizar seus exames cardiovasculares periódicos, como o ECG de repouso e afins, e manter sua qualidade vida.

Nossa equipe é composta por profissionais extremamente capacitados e cardiologistas renomados, com ampla atuação e tempo de experiência.

Entre em contato conosco e agende seu horário!