
Quando se consultar com cardiologista?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo. Ainda, segundo o cardiômetro, ferramenta da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), já são mais de 200.000 mortes causadas por essas doenças em 2023, e estamos apenas em julho!
Números alarmantes como esses, acendem o sinal de alerta para os cuidados com o coração e para a necessidade de se consultar com cardiologista. Afinal, quando é o momento ideal de fazer um checkup do coração, por exemplo?
Preparamos esse artigo para responder a essas e outras questões, auxiliando você a entender o que faz de um momento o ideal para consultar-se com um cardiologista de confiança.
Existe idade certa para se consultar com cardiologista?
Se não há sinais de risco, o recomendado é que a procura pelo primeiro checkup seja por volta dos 40 anos de idade. No entanto, a presença de fatores de risco pode adiantar essa necessidade, fazendo com que o primeiro checkup seja feito antes da idade recomendada.
Dentre os principais fatores de risco que adiantam a necessidade de uma consulta com cardiologista, estão:
- Diabetes;
- Hipertensão arterial;
- Altos níveis de colesterol e triglicerídeos;
- Tabagismo;
- Sedentarismo;
- Histórico de doenças cardiovasculares em idade jovem na família;
- Entre outros.
Se você é uma pessoa que apresenta um desses fatores de risco, a recomendação é realizar o primeiro checkup ainda na idade de um jovem-adulto. A partir dessa primeira consulta com cardiologista, o ideal é seguir suas recomendações.
Sintomas que acendem sinal de alerta para consulta com cardiologista
Além dos fatores de risco, existem ainda alguns sintomas que, quando presentes no dia a dia, devem acender o sinal de alerta e trazem consigo a necessidade de consulta com cardiologista. São eles:
- Falta de ar ou cansaço excessivo durante a prática de atividade física;
- Inchaço nos pés e tornozelos;
- Batimento cardíaco com anormalidades na frequência;
- Enjoos e desmaios;
- Palidez excessiva;
- Dedos azulados;
- Dores no peito.
Com o surgimento de qualquer um desses sintomas, a recomendação é um cardiologista assim que for possível. Dessa forma, ele pode te direcionar a um diagnóstico e dar os próximos passos para tratamento dos sintomas.
Com qual frequência deve-se consultar com cardiologista?
Assim como várias outras questões relacionadas à saúde, essa é uma pergunta que pode ter várias respostas e que depende da individualidade de cada um. Nesse caso, tudo vai depender da orientação de seu cardiologista de confiança, que analisará o seu caso específico através da solicitação de exames, por exemplo.
A importância de o checkup ser de qualidade
Um dos assuntos que gera frequente debate no universo da saúde é acerca do benefício (ou não) de determinados exames incluídos nos checkups de diferentes áreas da medicina, incluindo a cardiologia.
Isso acontece porque, quando não indicados corretamente (ou então corretamente indicados, mas feitos de maneira inadequada), os exames podem induzir o cardiologista a um diagnóstico impreciso.
Por sua vez, os diagnósticos imprecisos podem levar a tratamentos e procedimentos não necessários ou até mesmo aos falsos-positivos. Essas situações podem trazer danos à saúde cardiovascular do paciente.
Acima de tudo, cuide-se!
Tão importante quanto saber o momento de ir ao cardiologista e da importância de um checkup é cuidar-se adequadamente.
A prevenção de doenças cardiovasculares começa pelos hábitos, portanto:
- Não fume;
- Faça cerca de 2 horas e meia de exercícios por semana;
- Beba com moderação;
- Trate adequadamente comorbidades como diabetes e hipertensão;
- Alimente-se de maneira saudável e adequada!
E em caso de consultas e realização de exames para tratamento ou prevenção, a escolha de se consultar com cardiologista de confiança, que possua a expertise necessária para cuidar de sua saúde cardiovascular é essencial.
Localizada em Caxias do Sul, a Clínica Biocor oferece consulta com especialistas e, também, a realização de uma variedade de exames que ajuda no diagnóstico e prevenção de problemas cardiovasculares.
Clique aqui e agende sua consulta com cardiologista!