A imagem mostra uma cumbuca bege com diversas frutas cortadas dentro, como morangos, banana, kiwi, maçã e grãos de uva. Ao fundo, sobre uma tábua, vemos todas essas frutas também, mas não em pedaços. Tanto a tábua quanto a cumbuca estão sobre uma mesa cinza.

Alimentos que melhoram a função cardíaca

Cuidar da alimentação é uma das melhores coisas que podemos fazer para manter nossa saúde em dia. Para que nossos corpos e seus órgãos funcionem na plenitude de suas funcionalidades, precisamos carregá-los com energia e nutrientes. O coração não é exceção à regra. Por isso, preparamos um conteúdo sobre alimentos que melhoram a função cardíaca, para que você adapte seus cardápios.

A importância de uma alimentação adequada

Hábitos saudáveis contribuem para um aumento na longevidade e qualidade de vida como um todo. Dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) mostram que pessoas que possuem costumes sedentários, fumam e consumem quantidades desproporcionais de álcool, possuem uma chance maior de desenvolver doenças crônicas não transmissíveis.

Outra causa que desencadeia esses quadros é a má-alimentação ou dieta desbalanceada.

Aspecto relevante para o funcionamento de nossos organismos, a alimentação acaba sendo preterida ou tratada de maneira leviana por diversos motivos. Essa atitude pode trazer consequências, especialmente ao coração e sistema cardiovascular como um todo, uma vez que torna a pessoa mais suscetível a doenças como infartos agudos, AVCs, quadros de insuficiência cardíaca, hipertensão e afins.

Realizar uma adequação alimentar pode evitar que essas condições apareçam.

Dicas alimentares que melhoram a saúde do coração

Além da prática de exercícios físicos e manutenção de hábitos mais saudáveis de vida, integrar alimentos e recomendações que, comprovadamente, trazem benefícios à saúde do coração é uma ótima ideia para quem busca cuidar melhor do corpo.

Um guia alimentar desenvolvido pela Associação Americana do Coração (American Heart Association, AHA) nos informa algumas dicas valiosas para dietas que visam manter o coração e o sistema cardiovascular saudáveis. Confira:

  • Controle a ingestão e gasto de energia para regular o peso;
  • Aproveite a variedade de opções e coma muitas frutas e verduras;
  • Prepare as refeições com pouco ou sem nenhum sal;
  • Opte por fontes de proteínas mais saudáveis, como peixes, legumes e nozes;
  • Reduza a quantidade de açúcar ingerido;
  • Limite ou evite o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Dê preferência aos alimentos minimamente processados;
  • Escolha os produtos e grãos integrais sempre que possível;
  • Utilize óleos vegetais líquidos, como soja, girassol, azeite de oliva e afins.

Partindo dessas dicas, os hábitos alimentares se tornarão aliados da sua saúde como um todo, e, em especial, do seu coração. As dicas também foram pensadas de maneira a possibilitar uma transição tranquila dos costumes da alimentação, para que as pessoas que visam prevenir ou controlar doenças cardíacas não precisem recorrer a dietas extremas e que, muitas vezes, não possuem embasamento e estudos científicos.

Dietas que ajudam o coração

Quando consideramos a quantidade ideal de gorduras, açúcares, carboidratos, vitaminas e outros nutrientes que, idealmente, deveríamos ingerir diariamente, encontramos três dietas que são recomendadas para quem procura uma opção para cuidar da saúde do coração. São elas:

  • Dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension): essa dieta visa uma diminuição e prevenção dos quadros de hipertensão. Ela é baseada no consumo alto de hortifrúti (legumes, verduras, frutas e afins), alimentos a base de leite e que possuem um teor pequeno de gordura, grãos integrais e baixa taxa de sódio. Essas características ainda auxiliam na redução do peso e propensão a condições como AVC e infarto.
  • Dieta vegetariana: universidades como a Oxford, na Inglaterra, afirmam que essa dieta produz uma série de vantagens ao nosso sistema cardiovascular, reduzindo doenças no coração em até 30%. Seus benefícios são incríveis, mas a quantidade ideal de alimentos consumidos nessa dieta deve ser definida por um profissional nutricionista, uma vez que, desbalanceada, pode acarretar a falta de certos nutrientes.
  • Dieta mediterrânea: elaborada com foco na ingestão de hortifrúti e peixes, essa dieta exclui o consumo de carnes vermelhas, açúcar refinado e gorduras saturadas. Seus benefícios giram muito em torno do combate à obesidade, diabetes e hipertensão. Associações médicas ao redor do mundo apontam essa como uma das dietas ideais para a prevenção de problemas cardíacos.

Os alimentos que fazem bem ao coração

Anos de estudos nos mostraram que, apesar de muitas variedades de receitas e comidas que temos à disposição atualmente, alimentos específicos melhoram a saúde do coração de maneira eficaz. Integrá-los nas refeições ajuda a manter a função cardíaca mais saudável.

Confira alguns desses alimentos:

  • Aveia: rica em fibras e vitaminas, auxilia no combate do LDL, considerado o colesterol ruim.
  • Azeite extravirgem: opção que auxilia na prevenção contra coágulos e placas nas artérias.
  • Castanhas: possuem alta taxa de ômega 3, uma gordura boa, que auxilia no controle dos triglicerídeos.
  • Linhaça: possui altas taxas de vitamina E e fibras, atuando com um papel importante no combate do colesterol.
  • Peixes: alimentos que auxiliam no controle da pressão arterial e, por serem ricos em ômega 3, ajudam contra o colesterol e processos anti-inflamatórios nas artérias e vasos.
  • Vinho ou suco de uva integral: ambas as bebidas possuem oxidantes que trabalham impedindo que placas de gorduras se juntem e causem doenças graves. Importante notar que, por ser bebida alcoólica, o vinho deve ser consumido com moderação.

Exames cardíacos em Caxias do Sul

A fim de garantir a saúde do seu coração e, consequentemente, a sua qualidade de vida, conte com a Biocor. Situada em Caxias do Sul, contamos com opções de exames para diagnosticar doenças cardíacas diversas, tecnologia de ponta e equipe especializada para auxiliar no seu tratamento.

Entre em contato para tirar suas dúvidas sobre esse ou outros assuntos, e agendar uma consulta com nosso corpo médico.

Copyright © 2023. Biocor - Clínica de prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares. Desenvolvido por
Precisa de Ajuda? Fale Conosco!